nomenclatura científica

 O termo “nomenclatura científica” refere-se a vários nomes, de acordo com o campo específico de estudo. Este artigo é o primeiro de uma série sobre nomenclatura científica em áreas específicas. Normalmente, animais e plantas


são identificados por nomes comuns e científicos.



O formato para escrever nomes científicos é padronizado e aceito internacionalmente. O termo “nomenclatura científica” refere-se a vários nomes, de acordo com o campo específico de estudo. Este artigo é o primeiro de uma série sobre nomenclatura científica em áreas específicas.

Normalmente, animais e plantas são identificados por nomes comuns e científicos.
Nomes comuns: são usados em um determinado lugar e podem variar de acordo com a região ou o país.

Nomes científicos: são nomes exclusivos usados pela comunidade científica para identificar de forma precisa e universal as espécies.


Códigos Internacionais de Nomenclatura

Os taxonomistas (especialistas em classificação de seres vivos) estabeleceram vários “códigos” para a nomenclatura científica de espécies. Esses códigos são universais e são periodicamente atualizados por consenso. O protocolo para nomear espécies foi inventado em 1700 pelo botânico sueco Carl Linnaeus, mais conhecido em português como Lineu. Ele criou o sistema de “nomenclatura binomial”, que usa apenas duas designações  gênero e um epíteto específico como o nome da espécie.
https://www.youtube.com/watch?v=1Ju48Vsg2eQ

Comentários

Mensagens populares deste blogue

deriva genética

influencia da sociedade nos ciclos biogeoquimicos