deriva genética
Principais pontos
- Deriva genética é um mecanismo de evolução no qual as frequências dos alelos de uma população se alteram ao longo das gerações, devido ao acaso (erro de amostragem).
- A deriva genética ocorre em todas as populações de tamanho não infinito, mas seus efeitos são mais fortes em populações pequenas.
- A Deriva genética pode resultar na perda de alguns alelos (incluindo os benéficos) e na fixação, ou aumento para
de frequência, de outros alelos. - A Deriva genética pode causar maiores efeitos quando uma população tem o tamanho drasticamente reduzido por um desastre natural (efeito gargalo) ou quando um pequeno grupo se separa da população principal para fundar uma nova colônia (efeito fundador).
Introdução
A seleção natural é um importante mecanismo de evolução, mas ele é o único? Não! Na verdade, às vezes a evolução simplesmente acontece ao acaso.
Em genética populacional, defini-se evolução como uma mudança na frequência dos alelos (versões de um gene) em uma população ao longo do tempo. Portanto, evolução é qualquer alteração nas frequências alélicas em uma população ao longo das gerações – não importa se em razão da seleção natural ou de outro mecanismo evolutivo e ainda se essa mudança torna a população mais adaptada a seu ambiente ou não.
Neste artigo, vamos estudar deriva genética, um mecanismo evolutivo que produz mudanças aleatórias (em vez de seleção direcionada) nas frequências dos alelos ao longo do tempo.
O que é deriva genética?
Deriva genética é a mudança na frequência dos alelos de uma população de geração a geração que ocorre em consequência de eventos ao acaso. De forma mais precisa, a deriva genética é a mudança em razão de "erro de amostragem" na seleção de alelos para a geração seguinte a partir do pool gênico da geração atual. Ainda que a deriva genética ocorra em populações de todos os tamanhos, seus efeitos tendem a ser maiores em populações pequenas.
Exemplo de deriva genética
Vamos tornar a ideia de deriva genética mais concreta através de um exemplo. Como demonstrado no diagrama abaixo, temos uma população bem pequena de coelhos que é composta por indivíduos da cor marrom (genótipo BB ou Bb) e indivíduos da cor branca (genótipo bb). Inicialmente, as frequências dos alelos B e b são iguais.
Comentários
Enviar um comentário