as ideias de lamarck

 Lamarck defendia que todas as mudanças estruturais sofridas por um indivíduo seriam transmitidas para seus descendentes. Isso explicaria tanto o alongamento do pescoço das girafas quanto a cegueira das toupeiras. A hereditariedade das características adquiridas ou perdidas ficou conhecida como a segunda lei de Lamarck.



O lamarckismo é uma teoria evolutiva proposta por Lamarck e baseia-se em dois princípios básicos: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas.

O lamarckismo corresponde às ideias evolucionistas propostas pelo biólogo francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829). Apesar de incorretas, as ideias propostas por esse importante biólogo foram fundamentais para o estabelecimento das ideias evolutivas como as conhecemos hoje. Além disso, as ideias de Lamarck são importantes por nos mostrar que o meio influencia, de alguma forma, os organismos vivos.

Jean-Baptiste de Lamarck nasceu em Bazentin, na França, e morreu em Paris. Começou sua carreira como botânico, porém realizou trabalho em várias outras áreas, com destaque para Zoologia de Invertebrados, Paleontologia e Evolução. Esse famoso pesquisador foi um dos professores fundadores do Musée National d'Histoire Naturelle e realizou vários trabalhos sobre vermes e aranhas. Publicou suas ideias sobre evolução em 1809, em uma obra intitulada Philosophie Zoologique.

Ideias de Lamarck

De acordo a hipótese de Lamarck, os organismos transformavam-se em indivíduos cada vez mais complexos em decorrência da pressão do meio, que os forçava a mudar. Essas mudanças eram, portanto, decorrentes das necessidades dos indivíduos. A forma como essas mudanças ocorreriam baseava-se em dois princípios básicos: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas.

  • Lei do uso e desuso - Esse princípio afirma que partes do corpo que são usadas com frequência tornam-se mais fortes e desenvolvidas, enquanto aquelas que são pouco utilizadas vão atrofiando-se.

  • Lei da herança de características adquiridas - Segundo esse princípio, as características adquiridas durante a vida do indivíduo poderiam ser passadas à sua prole.

O exemplo da girafa

Um dos exemplos clássicos utilizados para explicar as ideias de Lamarck é o caso do pescoço das girafas. De acordo com as ideias propostas por Lamarck, o pescoço da girafa tornou-se comprido em decorrência da necessidade de se alcançarem folhas nos ramos mais altos.

De acordo com as ideias de Lamarck, as girafas adquiriram pescoço longo em decorrência da necessidade de se conseguir alimentos.
De acordo com as ideias de Lamarck, as girafas adquiriram pescoço longo em decorrência da necessidade de se conseguir alimentos.

De acordo com as ideias desse biólogo, as girafas esticavam seus pescoços a fim de conseguirem alimento, fazendo com que essa parte do corpo ficasse cada vez mais forte e maior (lei do uso e desuso). Essas mudanças, segundo o lamarckismo, eram passadas aos descendentes (lei da herança de características adquiridas). Isso fazia com que os descendentes apresentassem, ao longo do tempo, pescoços cada vez maiores, uma vez que continuavam a se esforçar, e essas mudanças continuavam a ser transmitidas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

deriva genética

influencia da sociedade nos ciclos biogeoquimicos