MEMBRANA PLASMATICA COMPOSIÇÃO E SUAS FUNCOES
A membrana plasmática é a estrutura que delimita a célula separando o meio intracelular do extracelular, como se fosse uma parede. Ela tem uma barreira seletiva que permite entrar e sair substâncias, como nutrientes e oxigênio de dentro para fora e de fora para dentro da célula.
A membrana plasmática é a estrutura que delimita a célula separando o meio intracelular do extracelular, como se fosse uma parede.
Ela tem uma barreira seletiva que permite entrar e sair substâncias, como nutrientes e oxigênio de dentro para fora e de fora para dentro da célula.
ESTRUTURA DA MEMBRANA PLASMÁTICA:
Ela tem cerca de 6 a 10nm de espessura e apresenta em sua composição diversas moléculas de proteína em uma camada dupla de fosfolipídios, chamada de “bicamada lipídica”
COMPOSIÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA
A membrana plasmática apresenta em sua composição proteínas, lipídeos e cadeia de carboidratos. Essas cadeias encontram-se ligadas as proteínas ou aos lipídeos presentes na superfície externa da membrana, formando glicoproteínas e glicolipídios.
FUNÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA
- Delimitar a célula, separando o meio interno do ambiente celular externo
- Proteger a célula contra a ação de diversos agentes
- Controlar as substancias que entram e saem da célula
- Coordenar a síntese e agrupamento das microfibrilas da parede celular em células vegetais.
TIPOS DE TRANSPORTE DA MEMBRANA PLASMÁTICA
ATIVO: É a passagem de uma substancia de um meio MENOS concentrado para o meio MAIS concentrado. Essa ação exige gasto de energia pela célula. O exemplo mais comum é a bomba de sódio e potássio.
Comentários
Enviar um comentário